quarta-feira, 14 de abril de 2010

Definindo as receitas pelo título - Peixe

Tilápia com risoto de camarão
Esse sem dúvida foi um dos melhores risotos que eu já preparei, mas foi de longe também o que me deu mais trabalho. Há diversas etapas nele que podem ser abreviadas (como: substituir o caldo de legumes feito na hora por caldo em tablete misturado em água, e substituir o molho de tomate caseiro por molho já pronto) mas eu garanto que todo o esforço e sujeira valeram à pena, pois o resultado foi DIVINO!!!
Para a tilápia: filés de tilápia temperados com sal, pimenta-do-reino e limão e fritos em um pouquinho de azeite.

Para o risoto: vou dividir em etapas para facilitar

Para o caldo de legumes: 2 litros de água, cheiro-verde, batata (sem casca cortada em pedaços), cenoura (idem), alho-poró (em pedaços), salsão (bem picado), 1 tablete de caldo de legumes esmigalhado, alecrim e sal. Coloca todos os ingredientes numa panela para ferver por uma hora. Retire do fogo, coe e reserve.

Para o molho de tomate: 8 tomates maduros (cortados em 4), 1 cebola (idem), 3 dentes de alho, majericão fresco, sal e 1 xíc de azeite. Em uma panela, leve todos os ingredientes (exceto o azeite e 1 dente de alho) ao fogo médio. Cozinhe até o tomate soltar água. Retire do fogo, remova a pele do tomate e bata no liquidificador. Coe e leve de volta ao fogo até a água secar. Junte o alho restante e o azeite aos poucos, mexendo sempre, por 20 min ou até apurar bem.

Para o risoto: cebola (em rodelas finas), 2 dentes de alho picados, manteiga, azeite, arroz arbóreo, vinho branco, sal, 6 tomates sem pele e sem sementes em cubos, camarão, parmesão e manjericão para decorar. Em uma panela, leve a cebola, o alho, a manteiga e o azeite, refogue. Junte o arroz e frite, mexendo sempre. Acrescente o vinho e misture até evaporar. Adicione 4 conchas do caldo e 1 xic do molho reservado e misture. Verifique o tempero e corrija com o sal, se necessário. Acrescente mais caldo conforme o arroz for secando. Junte o tomate e o camarão e cozinhe até o arroz ficar al dente. Apague o fogo e misture 1 colher de manteiga e o queijo parmesão e sirva decorando com o manjericão.
O melhor de todos!!!
Surubim com ervas, ao molho de vinho branco com camarões sauté e batatas rústicas
O surubim é um peixe um pouco gorduroso e a melhor forma de comê-lo é defumado. Porém, se você não tiver como comprar o peixe defumado ou não conhecer alguém que saiba defumar, você pode fazer como eu, assado, que fica também muito bom.
Para o peixe: surubim temperado com sal, pimenta-do-reino, limão e ervas finas (especiais para peixe). Antes de levá-lo ao forno, passe-o pela frigideira com azeite por tempo suficiente para criar uma crostinha (3 minutinhos bastam).

Para o molho: manteiga e farinha de trigo (como para o preparo de molho branco convencional), vinho branco e caldo de camarão (em água). Proceda como no preparo do molho branco convencional, só que ao invés de acrescentar leite, acrescente o vinho com o caldo de camarão e deixe apurar.

Para os camarões sauté: camarões, cebola, azeite, sal, pimenta-do-reino e vinho branco. Tempere os camarões com o sal e a pimenta. Depois frite brevemente no azeite com cebola, acrescente um pouco de vinho branco e deixe que o camarão termine de cozinhar até que o caldo seque. Cuidado para não deixar tempo de mais pois os camarões ficam borrachentos e duros quando cozidos por muito tempo.

Para a batata rústica: lave bem as batatas em água corrente, pique em cubinhos (com a casca) e frite até que dourem.
Vale a pena experimentar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário