quarta-feira, 14 de abril de 2010

Definindo as receitas pelo título - Avestruz

Picanha de avestruz com talharim verde
Eu sei que a carne de avestruz pode parecer um tanto exótica, mas dependendo da parte que você escolher e da qualidade do fornecedor (bem como do modo de preparo) ela pode te proporcionar uma experiência bem agradável. A picanha nessa ocasião não devia estar muito boa (ficou com um gostinho mais forte) mas ainda acho que não são todas que são assim.
Para a picanha: limpar a carne, temperar com sal e pimenta-do-reino e grelhar na manteiga. Atenção para o ponto da carne - para tornar seu sabor melhor, o avestruz deve ser comido mais mal passado!

Para o talharim: escolhemos o talharim verde pois ele é mais diferente e saudável que o tradicional, e como já tinhamos um tanto em casa, de uma outra receita, ele foi o eleito. Para o molho usamos alho poró, tomate seco, peito de peru (em cubos), tudo passado no azeite com alho e cebola.
Valeu a experiência!
Filet mingnon de avestruz com redução de vinho tinto
Essa peça foi uma ótima pedida. O filet mingnon além de ter uma sabor ótimo ficou super macio e combinou perfeitamente com o vinho. Vale a pena experimentar!
Para o filet: filet mingnon de avestruz limpo e temperado com sal e pimenta-do-reino, grelhado na manteiga (novamente - mal passado).

Para o molho: 1 cebola picada, salsinha, tomilho, 1 copo de vinho tinto seco e uma colher pequena de açúcar (a quantidade depende da acidez do vinho). Cozinhe todos os ingrediente no vinho até que o mesmo reduza a metade, coe e reserve para servir sobre a carne.

Para os acompanhamentos: tomate cereja passado no azeite com ervas (tomilho, salsinha, manjericão e o que mais te agrade) e batata ao murro (batata cozida no microondas, esmurrada e coberta com manteiga, pimenta e salsinha).
Fantástico!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário