quarta-feira, 14 de abril de 2010

Definindo as receitas pelo título - Carne

Filet mingnon com batatas rústicas e tomates assados
Sem dúvida essa é uma das melhores receitas que já fizemos, um tanto pela preferência do meu namorado por carne de boi e outro pela minha preferência por batatas e tomates assados. Sou fã!!!
Para o filet: temperar com sal e pimenta e grelhar no azeite (simples não?!). Mas aqui vai uma dica de uma pessoa bem perfeccionista - quanto mais limpa (sem nervos, gordura e etceteras) estiver a carne, mais macia e saborosa ele ficará, portanto não economize tempo nem fique com pena de jogar muita coisa fora, porque no final vale a pena!

Para a batata: lave bem as batatas em água corrente e cozinhe-as com a casca por pouco tempo (elas devem estar firmes). Corte em 6 pedaços triangulares no sentido do comprimento, fazendo o formato de cunhas. Frite em óleo quente para que elas dourem. Essa batata também pode ser feita sem fritura, basta colocá-la, depois de cozida, em um tabuleiro, no forno alto, regada com um pouco de azeite, por uns 20 minutos (ou até que esteja dourada o suficiente).

Para o tomate: Tomates grandes, cogumelo shiitake, azeite, alho, salsinha, sal e pimenta-do-reino. Corte a tampa dos tomates, retire a polpa com uma colher e reserve de cabeça para baixo. Salteie o cogumelo no azeite com alho, tempero com sal e pimenta e, por último, acrescente a salsinha. Recheie os tomates com o cogumelo e leve ao forno (com a tampa) por uns 8 minutos (180 graus).
Simplesmente perfeito!!!
Talharim all'amatriciana com bife de alcatra
Exótico e picante, mas com um sabor inconfundível (e irresistível)!!
Para a alcatra: temperar com sal e pimenta e grelhar no azeite.

Para o talharim: utilizamos o mesmo talharim verde da receita com avestruz.

Para o molho: tomate cereja picados ao meio, manjericão (fresco, de preferência), azeite, creme de leite, bacon picado, cebola picada, queijo parmesão ralado, 1 pimenta vermelha picada (não é necessário mais que isso, se a pimenta for boa), pimenta-do-reino e sal. Doure a cebola no azeite, acrescente o bacon, a pimenta, os tomates e o manjericão. Cozinhe por uns 6 minutinhos, acrescente a pimenta-do-reino o sal e desligue. Numa frigideira a parte misture o creme de leite com o queijo ralado e mexa, em fogo baixo, até levantar fervura.

Para a montagem do prato: coloque o creme branco por baixo, no fundo do prato, misture o talharim com o molho de tomates e (em forma de ninhos) disponha sobre o prato preparado com o molho do creme de leite. Decore com tomates e folhas de manjericão.
Vale a pena experimentar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário