quarta-feira, 14 de abril de 2010

Definindo as receitas pelo título - Cordeiro

Pernil de cordeiro com damasco e tomilho, acompanhado com cebolas assadas
Até para quem não gosta de cordeiro eu garanto que não tem como não gostar dessa receita. Ambas foram tiradas do livro do Jamie Oliver - o chef sem mistérios.
Para a cebola: cebola roxa (cortada em cruz até a metade), sal, tomilho e manteiga. Colocar o sal, o tomilho e um pedaço de manteiga dentro da cebola e levar para assar sobre sal marinho no forno (200 graus) por 30 a 35 minutos.
Cebola roxa assada com tomilho
(foto do livro O Chef sem Mistérios, de Jamie Oliver)
Para o cordeiro: pernil de cordeiro, um punhado de tomilho, 1/2 dente de alho, sal, azeite, suco de 1/2 limão e um punhado de damasco.
Em cada uma das extremidades do pernil, contorne o osso do cordeiro com uma faca, enfiando a lâmina dentro da carne em uns 10-12 cm (fazendo um "túnel" separando a carne do osso). Com uma faca de ponta fina faça umas 6 ou 8 perfurações na carne ao redor da perna e, para aumentar o tamanho das incisões, enfie os dedos e empurre para baixo. Em um socador de alho (ou almofariz), esmague um bom punhado de folhas de tomilho, com o alho e uma colher de sal. Após obter uma pasta, adicione 1 colhes de sopa de azeite e o suco de limão.
Pernil de Cordeiro assado com anchovas e alecrim - imagem ilustrativa
(foto do livro O Chef sem Mistérios, de Jamie Oliver)
Pique grosseiramente um bom punhado de damascos secos e misture com o tempero do almofariz. Utilize essa pasta para rechear todas as incisões feitas e esfregue o restante da mistura sobre toda a carne, temperando com mais uma pitada de sal.
Ponha um pouco de óleo em uma assadeira quente, coloque o cordeiro e asse-o no forno a 225 graus, virando-o a cada 30 min até ficar cozido.
Simplesmente MARAVILHOSO!!!
Kebabs de cordeiro grelhado com pistache acompanhado de tagliatelle caseiro ao pesto
O Kebab é outra receita do Jamie, só que do livro Jamie em casa. Fica uma delícia e da um gostinho de quero muuuuito mais!!!! Já a massa eu não tenho comentários. Depois que aprendemos a fazer massa em casa nossa vida foi mais feliz! (que lindo) Leve e saborosa, incomparável!!!
Kebabs de cordeiro grelhado com pistache
(foto do livro O Chef sem Mistérios, de Jamie Oliver)
Para o kebab: 500g de carne de pernil de cordeiro (na receita original era paleta), 2 col de sopa cheias de folhas de tomilho, 1 col de sopa rasa de pimenta vermelha moída (usamos pimenta calabresa), raspas finas da casca de um limão (na receita original eram 4 col de sopa rasas de sumac), 1 col de sopa de cominho, sal e pimenta-do-reino e um bom punhado de pistaches sem casca.

Coloque a carne de cordeiro em um processador (ou peça para o açougueiro moer antes para você) com a maior parte do tomilho, da pimenta vermelha do cominho e das raspas de limão, um pouco de sal e pimenta-do-reino e todo o pistache. Tampe e processe até moer a mistura.

Divida a carne em partes iguais e molde-as como hamburgueres ou almondegas maiores (na receita original fala para moldar ao redor de um espeto e levar à churrasqueira, como fizemos grelhada, preferimos mudar um pouco o formato). Grelhe os kebabs até que fiquem dourados.

Para a massa do tagliatelle: 300g de farinha e 3 ovos (para 2 pessoas que comem bem). Misture os ingredientes, sovando a massa até que ela fique lisa e homogenea. Esse trabalho é uma arte e uma terapia, portanto aproveite esse momento! Deixe a massa descansar por, pelo menos, 1 hora na geladeira, envolta por filme plástico.
Depois, polvilhe com farinha uma superfície plana, divida a massa em 4, e abra com o rolo de macarrão até uma espessura de 1mm. Corte a folha de massa em tiras de 2cm de largura e reserve. Faça o mesmo com o restante da massa.
Cozinhe em água fervente (salgada e com um fio de óleo) por um minutinho (como a massa é fresca é bem rápido mesmo) - obs: essa receita pode ser feita com qualquer massa industrializada, caso você queira menos trabalho (e, garanto, menos sabor).

Para o pesto: 1/4 de dente de alho picado, 3 bons punhados de manjericão fresco, 1 punhado que queijo parmesão ralado, azeite, sal e pimenta-do-reino. Colocamos também algumas folhas de hortelã para dar um gostinho. Amassa tudo num socador de alho, adicione bastante azeite e misture à massa quando ela terminar de cozinhar. Não precisa ir ao fogo!
Não tenho nem palavras para descrever esse prato! É fantástico!!!
No dia seguinte, para aproveitar a carne de cordeiro moída que sobrou do kebab nós resolvemos inventar. Fizemos umas mini-almondegas para acompanhar um macarrão, e ficou uma delícia!

Para as almondegas: carne moída de cordeiro, cominho (pouco), tomilho, nozes e damasco (picados), sal e pimenta-do-reino. Misturamos tudo e moldamos na forma de bolinhas e fritamos em um pouquinho de azeite.
Excelente!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário