terça-feira, 13 de abril de 2010

Receitas antigas - das quais não me lembro o modo de preparo

Era Abril de 2009 quando começaram nossas experiências curiosas na cozinha.
Nesse post (e nos seguintes) gostaria de deixar as diretrizes dos primeiros pratos que fizemos.
Como só anotei os ingredientes principais, sem quantidades ou minucias, caso alguém queira reproduzir, deixe a imaginação fluir e faça como nós, invente!
Farfalle colorido com bife de alcatra

Para esse farfalle fizemos um molho bem leve, mas com sabor muito bom (adocicado) mas sem ser pesado. Levou cebola roxa refogada no azeite, damasco e uva verde sem semente (picados grosseiramente) e nozes (umas inteiras, outras em pedaços, nada triturado).
Depois de misturar todos os ingredientes na panela com a cebola e o azeite, foi só acrescentar o macarrão.
Perfeito para quem gosta do sabor das frutas misturadas com o prato salgado!
Salmão grelhado com conccine recheado de camarão

Para o salmão grelhado é simples, tempero básico de limão, sal e pimenta-do-reino, e azeite para grelhar.

Já para o conccine as coisas não ficam tão simples (lembro da bagunça!). Primeiro deve-se cozinhar a massa até que fique al dente e, enquanto isso, prepara-se o molho de camarão.

Para o molho (indo nessa ordem para a panela): azeite, cebola, alho, camarões (do tamanho que você tiver a disposição), tomate pelado e creme de leite. Mistura tudo rapidamente (com exceção da cebola e do alho, que devem amolecer - sem queimar) pois se o camarão cozinhar por muito tempo fica borrachudo e/ou diminui muito.
Com o molho pronto, recheie o conccine, colocando uma fina camada de mussarela ralada por cima e por baixo e leve ao forno pré-aquecido para gratinar.
Fantástico!!!
Risoto tropical com baby beef
Essa é uma das minhas receitas favoritas de risoto, e, apesar do namorado e do meu irmão terem torcido o nariz quando contei minha idéia para o jantar, ambos rasparam o prato e não sobrou um grão de arroz pra contar a história.
Para o risoto: azeite, bacon, arroz arbóreo, vinho branco, caldo se carne, abacaxi em calda e queijo parmesão.
Frite o bacon em um pouco de azeite (o suficiente para puxar a gordura do bacon), depois amoleça a cebola e frite o arroz arbóreo (demora uns 2 minutinhos só). A primeira água do risoto é o vinho branco (uns 200ml) e deve ser incorporado até quase secar. Depois, concha a concha vai adicionando o caldo de carne para cozinhar o arroz, até que ele fique al dente. Eu coloquei o abacaxi (aqueles em conserva) para "ferver" junto com o caldo de carne, mas só adicionei ao risoto no final, para ele não desmanchar.
Pra mim esse risoto é incrível!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário