terça-feira, 13 de abril de 2010

Receitas antigas - das quais não me lembro o modo de preparo [2]

Bisteca com molho de laranja e arroz com castanhas
Apesar de o molho de laranja e damasco não ter dado muito certo, prejudicado em parte pela qualidade da bisteca suína do supermercado, não deixo de acreditar no potencial dessa receita, afinal a carne de porco combina super bem com o gosto cítrico adocicado da laranja com damasco. Assim, vou fazer umas adaptações na bisteca para tentar corrigir os erros da receita original.
Para a carne: Bisteca suína (com ou sem osso), geléia de laranja (aquelas com pedaços de casca), damasco e um toque de vinho branco (ou qualquer outra bebida para dissolver um pouco a geléia).

Tempere e grelhe a carne, e para o molho, basta colocar os ingredientes numa panela e deixar reduzir um pouco, até uma consistência nem muito rala, nem muito dura.

Para o arroz de castanhas: arroz branco pronto (feito na hora ou não), cebola caramelizada (frita na panela com azeite e um pouco de açúcar), castanha de caju, pistache e nozes (e mais qualquer outra noz ou castanha que te agrade).
Agora é só misturar tudo na panela e aproveitar, esse fica uma delícia!

Penne ao pesto gratinado

Para o molho: Molho banco (na época fiz com um pronto, só depois fui aprender a fazer o caseiro - que fica muito mais gostoso), manjericão, nozes triturada e tomatinho cereja. Além disso, fica gostoso colocar um pouco de bacon também, quando for fazer o molho base.

Para o molho branco: fritar um punhado de bacon bem picadinho em 1 colher de sopa de manteiga. Acrescentar uma cebola pequena ralada e 2 colheres de sopa de farinha (essas quantidades dependem do número de pessoas, mas a proporção pode ser mantida). Mistura até a farinha cozinhar (1 minutinho) e acrescenta 2 copos de leite. Deixa ferver e reduzir um pouco.

Depois, é só acrescentar o manjericão rasgado, o tomate cereja e o penne cozido al dente, misturando bem para incorporar todos os ingredientes. Coloca tudo em uma travessa, cobre com queijo parmesão e leva ao forno para gratinar.

Torta de limão

Para a massa da torta: 1 pacote de biscoito maizena triturado e manteiga (ou margarina). É só misturar tudo, formando uma farofa, cobrir o fundo de uma assadeira (pode ser daquelas com o fundo removível) e levar pra assar até dourar um pouquinho (uns 15 minutos mais ou menos, dependendo do forno).

Para o recheio: leite condensado e suco de 3 limões (mais ou menos). É só bater tudo à mão com o fouet (se você tiver braço pra aguentar, pois demora uns 10 minutos até o leite condensado engrossar) ou no liquidificador mesmo.

Depois é só espalhar sobre a massa pré-assada e levar para a geladeira. Pode espalhar um pouco de raspa de limão por cima para decorar também.

Linguado grelhado com risoto verde

Para o linguado, fizemos um molho com alcaparras, champignon e uva verde, bem simples, só misturando tudo com um toque de azeite na frigideira.

Para o risoto: cebola, arroz arbóreo, vinho branco, caldo de legumes, brócolis e tomate cereja. Doura a cebola no azeite, acrescenta o arroz para fritar e o vinho branco inicial. Colocamos o brócolis para cozinhar no caldo de legumes que fomos acrescentando pouco a pouco ao risoto até que este ficasse no ponto. Por último, acrescentamos o tomate (para que ele ficasse inteiro) e um pouco de queijo parmesão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário