sábado, 15 de setembro de 2012

Filé mignon assado envolto em ervas, cogumelos porcini e presunto

Sim!!! Eu adoro o Jamie Oliver por causa disso (dessas e de outras)! Seguir as receitas de qualquer um de seus livros é "batata", não tem como errar! Essa receita então, o que dizer.... maravilhosa!! simplesmente maravilhosa!!!
Filé mignon especial!
(eu sei que a foto não faz jus ao prato, mas experimentem sem medo! hehehe... vou melhorar nas próximas!)
Receita adaptada de Jamie Oliver, livro O retorno do Chef sem Mistérios
 Para 2 pessoas (felizes!!!):


  • 5 fatias finas de presunto crú (de boa qualidade)
  • 3 dentes de alho descascados
  • 2 col (sopa) rasas de manteiga
  • 10g de cogumelos porcini (deixados de molho em 150ml de água fervendo, por 15min, pelo menos)
  • suco de 1/2 limão pequeno
  • sal e pimenta-do-reino moídos na hora
  • 500g de filé mignon (somente a parte central)
  • um punhado de alecrim e de tomilho (folhas separadas e picadas)
  • 1 taça de vinho tinto (não precisa ser dos melhores, mas quanto melhor, melhor!)
Preaqueça o forno a 240°C e coloque no interior uma assadeira vazia (do tamanho do filé, pelo menos) para aquecer.
Pique um dos dentes de alho e refogue em uma colher de manteiga, juntamente com os cogumelos que ficaram de molho (reserve a água dos cogumelos). Feito isso, adicione a água dos cogumelos (com cuidado, pois costuma ficar com um pouco de terra no fundo da vasilha, por isso, certifique-se de que não vai passar nenhuma sujeira!) e deixe cozinhar em fogo brando por 5 minutos. Passado esse tempo, adicione o suco do limão e a manteiga restante, tempere com sal e pimenta e reserve.
Disponha as fatias de presunto cru, lado a lado (sem deixar espaços), sobre um papel manteiga ou papel encerado (coloquei 4 fatias, bem juntas, e a quinta fui distribuindo em pedaços para tampar alguns buracos - a largura deve ser suficiente para envolver o pedaço central do filé mignon) e disponha o cogumelo escorrido sobre ele (reserve o molho). Tempero o filé com sal e pimenta e role-o sobre as ervas picadas para temperar. Coloque o filé sobre uma das pontas do presunto e vá enrolando o presunto sobre ele, com o auxílio do papel. Tire o papel e aperte as extremidades do presunto para firmar (se necessário, enrole-o com barbante para auxiliar).
Retire a assadeira do forno e acomode o filé sobre ela. Coloque os dois dentes de alho e regue com o molho reservado dos cogumelos.
Asse por 25-30 minutos (mal passado) ou 40 minutos (ao ponto), regando com o vinho tinto na metade do tempo.
Quando tiver pronto, acomode o filé sobre um tábua e deixe descansar por 5 minutos. Enquanto isso, leve a assadeira com o caldo de cogumelo e vinho para a trempe do fogão e deixe reduzir um pouco, fazendo um molho (derrame o caldo que soltar da carne de volta para a assadeira também).
Fatie o filé, com a espessura de um a dois dedos, e sirva com o molho de vinho, acompanhado de batatas assadas, arroz, legumes ou qualquer outro acompanhamento de sua preferência.
Esse vale a pena colocar nos favoritos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário